segunda-feira, dezembro 20, 2010

Artigo publicado sobre saúde LGBT

RESUMO – Estigmatização, negligência e exclusão marcam a história das práticas de cuidados em saúde oferecidas a população de lésbicas, gays, bissexuais e pessoas transgênero. A inclusão destes pacientes constitui-se como uma tarefa e desafio para os serviços de saúde preocupados em desenvolver estratégias de cuidado sensíveis a suas necessidades e calcadas no princípio da equidade. No primeiro semestre de 2009, desenvolvemos em colaboração com um centro de saúde-escola de uma cidade de médio porte do Estado de São Paulo uma pesquisa cujo objetivo era investigar os desafios e possibilidades do atendimento a pacientes LGBTs no contexto da saúde pública no Brasil. A pesquisa apresenta um desenho metodológico qualitativo e situa no uso do dispositivo grupal o foco privilegiado para acesso as construções discursivas que se criam e se sustentam nas interações entre os participantes. Utiliza uma perspectiva colaborativa que tenta problematizar a posição do pesquisador e a autoridade do discurso científico. Neste texto, apresentamos e refletimos sobre o relato de uma situação vivida no processo de pesquisa. Nosso objetivo é refletir sobre os desafios do desenvolvimento de metodologias de pesquisa colaborativas, nas quais tanto o conteúdo da pesquisa, quanto a maneira de investigar são co-produzidos na interação entre pesquisador e participantes. A disposição do pesquisador em utilizar os eventos inesperados, e muita vezes constrangedores que surgem ao longo do processo da pesquisa como oportunidades de construção conjunta de formas de investigação e aprendizado parece fundamental. No relato que apresentamos aqui, o processo de incluir a voz de um participante na pesquisa gerou condições que permitiram-nos pensar sobre os desafios da inclusão dos pacientes LGBTs nos serviços de saúde.



Inclusão e o desafio de criar formas de investigação colaborativas - um relato de experiência. Revista Saúde & Transformação Social da Universidade Federal de Santa Catarina.
O artigo é parte de minha pesquisa de doutorado acerca da inclusão da diversidade sexual no contexto da saúde pública. O artigo pode ser acessado pelo link:

m u r i l o    m o s c h e t a
Psychologist,
Ribeirão Preto - SP - Brazil
PhD researcher,
University of New Hampshire - USA

Nenhum comentário: