terça-feira, novembro 23, 2010

Primeiro Plano divulga vencedores

Edição 2010

Primeiro Plano divulga vencedores


A nona edição do Primeiro Plano Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades teve o curta-metragem “Instantâneos”, de Andrea Capella e Peter Lucas, como vencedor do troféu de melhor filme da mostra competitiva nacional. A obra, que mostra uma noite de trabalho do último fotógrafo de bares da Lapa, Sérgio Silveira, também recebeu menção honrosa dedicada ao protagonista. Já o júri popular elegeu “Olhos de Ressaca”, de Ava Gaitán Rocha, como o melhor trabalho da competitiva nacional. Ao todo, foram 14 prêmios somente para a categoria nacional.

Na competitiva regional, o curta ”Cachorro Morto”, de Francisco Franco, ficou com o prêmio incentivo Primeiro Plano. O filme mostrou ao público uma narrativa livremente inspirada no conto “Vida e morte na enfermaria dos indigentes”, de Charles Bukowski, na qual conta a passagem do personagem Hank por um hospital público, depois de sofrer uma complicação de uma úlcera hemorrágica. Pelo júri popular, “Memorize-me”, que tem César Ramos, Luciano de Azevedo e Diego Siqueira na direção, foi eleito melhor filme da regional (abaixo, a listagem completa de todos os premiados).

Nos seis dias do Primeiro Plano, cerca de 600 pessoas passaram, diariamente, pelo Espaço Alameda de Cinema, durante as exibições de mais de 80 filmes. Sessões da mostra competitiva regional foram as mais disputadas e tiveram a sala de 175 lugares lotada pelo público. Além disso, cerca de cem pessoas participaram das oficinas oferecidas gratuitamente pelo evento e o público pode prestigiar sessões de debate com diretores.

Para o coordenador geral do evento, Aleques Eiterer, a qualidade dos filmes inscritos foi surpreendente. “Alguns trabalhos da mostra regional poderiam, tranquilamente, participar da nacional”, disse, destacando, ainda, o número recorde de inscritos na etapa regional. “Recebemos 50 filmes. Na primeira edição do festival, eram cerca de cinco.” Encerrada a programação, o balanço foi positivo. “Fizemos boas escolhas que podemos manter nas próximas edições, como a abertura de espaço para a votação feita por um júri jovem e outro infantil.”

Confira a lista completa com os ganhadores
  
Mostra Competitiva Regional

Melhor filme: “Instantâneos”, de Andrea Capella e Peter Lucas

Melhor diretor: Michael Wahrmann por “Avós”

Melhor roteiro: “Circuito Interno”, de Júlio Martí

Melhor atriz: Ana Luiza Rios por “Princesa”

Melhor ator: Sidney Szaja Barmak por “Avós”

Melhor direção de arte: Tábata Makowski por “Formigas”

Melhor concepção fotográfica: Marcelo Martins Santiago por “Mar Exílio”

Melhor concepção sonora: Gabriel Vieira de Mello e Rafael Machado por “Projeto Silêncio”

Melhor trilha sonora: Rafa Zenorini por “Liquidificador”

Melhor montagem: Ava Gaitán Rocha  por “Olhos de Ressaca”

Melhor primeiro plano: “Princesa”, de Rafaela Diógenes

Menção honrosa 1: Gessy Fonseca por “Avós”

Menção honrosa 2:  Sergio Silveira por “Instantâneos”

Menção honrosa 3:  Bárbara Gomes por “Feijão com Arroz”

Júri Jovem: “Olhos de ressaca” e “Avós”  

Júri popular: “Olhos de Ressaca”

Júri popular infantil: “Direita É a Mão que Você Escreve”

Mostra Competitiva Regional

Incentivo Primeiro Plano: “Cachorro Morto”, de Francisco Franco. São R$ 5 mil em dinheiro que serão utilizados na produção de um novo curta metragem. Além disso, também recebeu Prêmio Estúdios Mega (para edição); Prêmio CTAV (para uma cópia em 35mm); Prêmio Mega Color (revelação e preparação para telecine); Prêmio Kodak (sete latas de negativo 35mm); Prêmio Meios e Mídias (15 horas de mixagem).

Júri popular: “Memorize-me”.

O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades é aprovado nas leis estadual e federal de incentivo à cultura e é uma realização do Luzes da Cidade - Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais. A edição 2010 do festival tem o patrocínio da MRS Logística, da Cemig e o co-patrocínio da Prefeitura de Juiz de Fora. Outra informações por meio do site www.primeiroplano.art.br.
--
Primeiro Plano Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades
Assessoria de Comunicação
Jornalistas: Eduardo Vanini (32) 9122-5945 | Jakeline Sousa (32) 9969-8907

Nenhum comentário: