terça-feira, novembro 30, 2010

Agenda 1º de Dezembro 2010



1º de Dezembro de 2010
“Todos pela Vida e por um Rio de Paz”

            Desde a década de 80 a epidemia de Aids vem apontando o quanto retrocedemos socialmente. O dia 1º de dezembro foi criado e instituído em 1988 como o Dia mundial de luta – na realidade ele sempre foi deturpado pelas autoridades e pouco compreendido pela sociedade.
            Ao longo das últimas décadas a epidemia de HIV e Aids se caracterizou e se consolidou pelo medo, pelo preconceito e pela exclusão social das pessoas vivendo com HIV e Aids.
            O Grupo Pela Vidda-RJ fundado em 1989 foi o primeiro grupo no Brasil formado por pessoas vivendo e convivendo com o HIV e Aids. Nossa missão é acolher, lutar por direitos e promover a cidadania das pessoas afetadas por essa epidemia.
            O saudoso escritor e fundador, do Grupo Pela Vidda-RJ, Herbert Daniel juntamente com Betinho e tantos outros que se foram já alertava naquela época para a necessidade de direitos e garantias no combate a morte civil.
            Passados mais de 20 anos continuamos lutando, por direitos, qualidade de vida e cidadania plena, como diria Herbert Daniel a vida é maior.
                        Nosso alerta este ano é para a necessidade urgente em se rever decisões equivocadas e inconstitucionais (várias) nos campos da saúde pública, assistência e seguridade social, principalmente, temos que garantir a implementação de políticas públicas efetivas para garantir os direitos sociais conforme a Constituição brasileira de 1988.
            As pessoas vivendo com HIV e Aids não são números cidadãos com direitos e deveres. Queremos qualidade de vida, saúde digna e sem discriminação e preconceito.
            A gente quer prevenção com qualidade e responsabilidade .
            A gente não quer só remédio, queremos tratamento digno e integral.
A gente não quer ser diferente só queremos o cumprimento das leis e dos direitos sociais. Transporte público para os portadores do HIV/Aids não é favor é direito.
            A gente tem direito a assistência e previdência social com dignidade.
            A gente quer o SUS acolhendo e promovendo saúde para todos.
           
Nossa mensagem neste 1° de Dezembro e ver o Rio de Janeiro sem conflitos, com harmonia, equilíbrio social, de braços abertos e promovendo Vida e Paz para todos.

Somos pessoas vivendo a vida e lutando contra a Aids.
            Viva a Vidda!!!
Marcio Villard
Coordenador de projetos e ações estratégicas do Grupo Pela Vidda-RJ

AGENDA DO MOVIMENTO DE AIDS DO RJ EM 01/12/2010:
10:00 – Reunião estratégica do Fórum de ONG/Aids-RJ na sede da ABIA
13:00 – Ato silencioso com entrega e protocolo de carta política do Movimento de Aids do RJ no Ministério Público Federal na Av. Marechal Câmara 370 no Castelo - camiseta preta e nariz de palhaço vermelho. 
16:00 – Ato Pela Vida e Pela Paz com voluntários e parceiros do Grupo Pela Vidda-RJ na Praça da Cinelândia em frente a Câmara Municipal – faremos um Ato de reflexão e sensibilização pelo 1º de Dezembro e pela Paz no Rio através da construção coletiva de um grande painel e com distribuição de materiais. 

Nenhum comentário: