terça-feira, outubro 05, 2010

Texto: Junior Perim

Junior Perim (Coordenador Executivo e Co-Fundador do Circo Social CRESCER E VIVER)

Amigos(as), 
Acordei com um gosto amargo na boca. Me dei conta de que o povo brasileiro, em sua grande maioria, portanto, falo do povo que precisa da ação, da escala e da rede de proteção e promoção social do Estado, para além de ter que enfrentar uma elite perversa tem agora como mais novo inimigo do seu projeto de realização e felicidade, uma classe média que eu sempre pensei não ter consciência de classe.
Sempre achei que a classe média jamais quis estar de um lado específico, senão navegando ao sabor daquilo ou daqueles que apontam com a manutenção dos seus parcos privilégios. Eu me enganei, o resultado da eleição de ontem, mostra que a pequena burguesia, tomando como a exemplo a classe média do Rio de Janeiro, tem seu campo ideológico bem definido e sabe o que quer ser –  a ‘nova direita’ do Brasil.
A ‘nova direita’ não se identifica com as elites que, na avaliação dela é socialmente irresponsável e ecologicamente incorreta. A ‘nova direita’ mora no centro urbano e defende a floresta a partir de uma experiência imaginária; não joga papel no chão mas é consumista e compra coisas com grandes embalagens; está preocupada com o aquecimento global mas não abre mão de se deslocar de carro e não está nem aí para a discussão do transporte de massa e de qualidade.
A ‘nova direita’ critica a, ainda, injusta concentração de riqueza e renda no Brasil mas faz discurso raivoso contra o Bolsa Família que deu acesso à renda mínima a milhões de brasileiros e brasileira com apenas 1% do PIB.
A ‘nova direita’ faz discurso crítico sobre ética na política e denuncia a “manipulação” do voto popular, mas é ela quem consubstancia os seus discursos e análises sociais com os argumentos e informações difundidas diariamente pela grande mídia, (re)significando frases com chavões e expressões intelectualóides.
A ‘nova direita’ critica a qualidade do ensino e da saúde pública, mas não têm culhões de disputar a qualificação destes serviços, porque já faz tempo migrou para os planos de saúde e matriculou os seus filhos no ensino privado.
A ‘nova direita’ teoriza sobre o direito de candidatura do Tiririca e não fala absolutamente nada de candidatos que se elegem com fotos do Médici na parede.
A ‘nova direita’ vê os malabaristas dos semáforos, mas não vê as pessoas e e as suas complexidades que estão por detrás dos objetos (claves, bolas e limões)  que elas manipulam como o meio que inventaram pra correr atrás do prejuízo.
Enfim a ‘nova direita’ é a galera cool, educada, letrada, adequadamente vestida, frequentadora dos espaços da cidade, cheia análises sociológicas, antropológicas e estéticas dos problemas, coisas e contextos e, também cheia de projetos ‘bacanas’ pra resolver tudo de uma maneira light que não afete os seus interesses e nem os interesses das elites, onde ela espera estar em algum dia.
Eu não tenho dúvida que a ‘nova direita’ votou na Marina Silva e inviabilizou a eleição da Dilma no primeiro turno. Mas o pior disso é que tenho um montão de amigos e amigas que foram surfar na onda verde e nem se deram conta de que ela leva à praia particular da ‘nova direita’. Por isso escrevi estas linhas, com a esperança de que eles se salvem de um ‘caldo’ no mar de um projeto político que fez muito mal ao Brasil. Pensem porque o que está em jogo agora é o resgate da era FHC ou a continuidade do projeto de sociedade iniciado pelo Lula que nem de longe responde ou dialoga com o que busca a ‘nova direita’.
Junior Perim

3 comentários:

Junior Perim = Demagogia do Partido da Traição disse...

Caro Demagogo,

Vc eh um pobre coitado, afogado na demagogia que te enfiam guela abaixo.
Proponho vc dê metade do seu salário pros planos do Lula (planos que remontam o voto de cabresto - reparou como a lei de 2 documentos caiu rapido? será pq o seu eleitorado do mal sabe escrever o proprio nome???)
Vc devia era usufruir apenas de serviços públicos. E usar transporte movido a combustível fóssil também.
Eu to te vendo, vc e sua ongzinha de palhaços sao bancados pelo PT (Partido da Traição) e agora ta se cagando de medinho de perder a tetinha

Junior....não me leve a mal...mas vc eh um babacão mesmo

Bruno De Nicola disse...

Junior, vc não é um babacão e sabe disso. Mas queria colocar mais uma coisa a respeito da nova direita. Ela não sabe de ser direita ou melhor, pensando no parlamento, de estar à direita. Uma mulher ou um homem da nova direita pode até chegar a se convencer que é de esquerda.
Ótimo seu texto!
Abraços e bom segundo turno!!
Bruno

Mourolandia disse...

"proponho que você dê metade do seu salario..."
"seu eleitorado do mau sabe escrever o próprio nome?"
Junior,
o que o nosso amigo que te chama de demagogo escreveu, só serve pra endossar todas as suas teorias a respeito da nova direita, portanto sinta-se elogiado por este texto idiota.
o brasil está no caminho certo. bom segundo turno pra todos