EUA aceitarão homossexuais nas Forças Armadas
EUA aceitarão homossexuais nas Forças Armadas
Washington, 19 out (EFE).- O Governo dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira que aceitará solicitações de ingresso às Forças Armadas por parte de pessoas que se declarem homossexuais, o que está proibido desde 1993 por uma lei que impede os militares de expressarem abertamente sua condição sexual, segundo a "CNN".
O anúncio do Pentágono aconteceu depois que uma juíza federal ordenou, na semana passada, que o Governo deixasse de acatar a lei, denominada "Don't Ask Don' Tell", declarada inconstitucional pelos tribunais.
O Pentágono emitiu na sexta-feira a ordem sobre esse mandato judicial aos comandos encarregados de recrutar novos soldados, segundo confirmou hoje a porta-voz do Departamento de Defesa Cynthia Smith.
Pela nova lei, quem se declarar homossexual, mas preencher os requisitos para ser recrutado, poderá integrar as Forças Armadas do país.
Além disso, os encarregados pelo processo não poderão indagá-los sobre sua orientação sexual.
No entanto, o Pentágono especifica que os comandos de recrutamento devem advertir aos solicitantes que podem haver mudanças no futuro se outra sentença judicial mudar novamente a lei.
O presidente Barack Obama se comprometeu a mudar a medida durante sua campanha em 2008.
No entanto, o Governo de Obama apresentou um recurso para adiar o bloqueio emitido pela juíza Virginia Philips, pois sustenta que a lei deve ser suspensa pelo Congresso, apesar de recentemente o debate ter ficado paralisado no Senado.
Ele argumentou que as missões de combate americanas no exterior vivem um momento crítico, por isso que não seria a ocasião ideal para uma mudança na lei.
Mesmo assim, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, afirmou que o Pentágono iria emitir uma série de instruções aos comandantes das tropas para que saibam como agir em relação à ordem judicial.