terça-feira, setembro 21, 2010

PROJETO DAMAS

Prezadas(os) Companheiras(os),

É com inenarrável satisfação que a Associação das Travestis e Transexuais do Estado do Rio de Janeiro(ASTRA RIO),vem por meio desata notificá-las(os) que a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro através da Secretaria de Assistência Social retoma as atividades do Projeto "DAMAS" (Projeto pioneiro no Brasil de formação profissional e encaminhamento de Travestis e Transexuais ao Mercado formal de Trabalho) que teve sua criação no ano de 2004 durante a gestão do Prefeito César Maia pelo então Secretario de Assistência Social do RJ , Sr Marcelo Garcia; tornando-se referência Mundial no empoderamento dos segmentos de Travestis e Transexuais por sua proposta e conteúdo assim como pelos excelentes resultados alcançados.

Com o término da "Gestão César Maia" a nossa preocupação era muito grande em relação a continuidade deste projeto de vital importância para as Travestis e Transexuais do município do RJ,a insegurança sobre o Futuro do projeto fez com que durante as Eleições Municipais de 2008 ao confeccionarmos a carta compromisso contendo compromissos dos candidatos a Prefeito do Rio de Janeiro com a Comunidade LGBT / RJ,solicitamos que a continuação e extensão do projeto DAMAS estivesse como tópico 1 da carta. Entre os Candidatos que assinaram a carta compromisso estavam o atual Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro Sr Eduardo Paes que era de outro partido político do autor do projeto .

Após o Sr Fernando William ser nomeado como novo Secretário Municipal de Assistência Social RJ e o Sr Marcelo Antônio da Cunha como Diretor do Núcleo de Direitos Humanos SMAS,em reunião na própria Secretaria solicitamos a retomado do projeto que na ocasião teria que aguardar um pouquinho pois naquele primeiro momento a SMAS RJ estaria montando uma força tarefa para o combate do crescente consumo de "CRACK" entre as crianças do município,mas tive do Sr Marcelo o promessa de não esquecer da comunidade das Travestis e Transexuais, onde recentemente fiquei muito feliz ao receber o telefonema da Sra. Nely atual coordenadora de projetos SMAS informando-me da retomada do projeto. Uma Vitória para o Movimento das Travestis e Transexuais do RJ, que além de conseguirem a criação em 2004 mantiveram o projeto em 2 gestões e conseguiram articular para que uma política de governo se perpetuasse.

O Projeto Damas esta mais madura e foi reformulado de forma que agora possibilita a integração dos demais equipamentos da Prefeitura qualificando a rede e descentralizando a condução do Projeto do Núcleo Central, possibilitando assim melhor atendimento as usuárias do projeto, sem contar que a própria SMAS formará Travestis e Transexuais do projeto para disputarem entre si vagas de trabalho na própria secretaria como educadoras sociais, uma bela sacada !

Estou muito feliz e aproveito para agradecer a honestidade e comprometimento do Sr. Eduardo Paes,Prefeito da Cidade do RJ e do Sr Fernando William Secretário de Assistência Social RJ , por este importante passo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária neste ato nobre em uma ação suprapartidária, Desejo a Nely e Cristiane todo o sucesso nesta nova fase, sonhando em um dia em que Travestis e Transexuais poderão disputar igualitariamente uma vaga de emprego com a população em geral.

Registro o meu carinho e agradecimento Principal a todas Travestis e Transexuais que fizeram parte do projeto e por sua

O Relançamento do Projeto será no dia 05 de Outubro em Cerimônia no Centro do RJ,e as inscrições podem serem feitas no Prédio da Prefeitura do RJ 5º ANDAR.

Finalizo expressando votos da mais elevada estima e distinta consideração.

Sem Mais

Majorie Marchi

Presidente ASTRA RIO

Vice presidente ANTRA

Vice presidente Conselho Estadual da População LGBT/ RJ

Membro do Comitê de Garantia de Direitos LGBT /RJ

Nenhum comentário: