terça-feira, setembro 28, 2010

I Encontro Paranaense de Educação LGBT.


Nos dias 20, 21, 22, 23 e 24 de setembro, no município de Pinhão – PR, foi realizado o I Encontro Paranaense de Educação LGBT. Por iniciativa da Secretaria de Estado da Educação/ Departamento da Diversidade/ Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual, e em parceria com o movimento social, o momento histórico acima citado teve por objetivo formar cerca de 400 profissionais da rede pública de ensino, sobre questões referentes as temáticas gênero e diversidade sexual nas escolas.
É a primeira vez que pude perceber uma abertura da estrutura pública de educação do estado para os direitos humanos de nossa comunidade. Foram quatro oficinas rotativas (Lesbianidade, Homossexualidade, Travestilidade e Transexualidade e Gênero e Mídia), das quais toda@s presentes participaram. A programação era intensa e, com certeza, não faltou disposição de tod@s para aprender.
Foi emocionante poder presenciar momentos de interação dos profissionais que, por desconhecimento, ideologia ou posicionamento religioso, muitas vezes agiram de maneira errônea com alun@s, professo@s e funcionári@s LGBT. Os depoimentos que ouvimos de diferentes profissionais que afirmaram a ignorância com o tema e se propuseram a trabalhar com uma abordagem humanísticas das relações humanas, tenho certeza, nunca serão retirados de nossa memória fotográfica e auditiva.
Gostaria, como militante do movimento LGBT e presidente de uma ONG que há anos luta para que momentos como este sejam possíveis, de agradecer e parabenizar com honras máximas a equipe do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual – NGDS (Dayanna, Ricardo, Kátia, Melissa e Patrícia) gestores que continuadamente trabalham em prol da escola pública inclusiva, aquela que não discrimina, não constrange e não exclui, pelo belíssimo e competente trabalho.
Também, e com orgulho, parabenizo e a a tod@s os integrantes do movimento LGBT paranaense, que se uniram para construir essa conquista, dessa maneira, não posso, de maneira alguma, não citar nossas companheiras Rafaelly Wiest, presidente do Grupo Dignidade; Bárbara Bueno, do Transgrupo Marcela Prado e Léo Ribas, articuladora estadual da Liga Brasileiras de Lésbicas (todas integrantes do GT LGBT de educação da Secretaria de Estado da Educação) que, juntamente comigo, o NGDS e tantas outras parcerias, demonstraram que a luta é uma só e, principalmente, que juntos e juntas somos mais fortes.
Emocionado,

 







Igor Francisco
Presidente - CEPAC
Centro Paranaense da Cidadania
E-mail:presidencia@cepac.org.br
(41) 3232 1299
(41) 9957 2181
@igorkonrath







Nenhum comentário: