segunda-feira, agosto 02, 2010

Religião: Padre brasileiro sonha com uma Igreja que aceite os Homossexuais

Lusa

Uma Igreja heterogénea que integre todas as pessoas, sem as descriminar pelas opções sexuais, é um dos sonhos do padre jesuíta brasileiro Luís Corrêa de Lima, que fundou em 2006 o grupo Diversidade Católica.

“Entendo que nenhum ser humano é um mero homo ou heterossexual, mas sim uma criatura divina. Deus ama todos como filhos e é isso que é essencial perceber”, sublinhou o responsável religioso à agência Lusa.

Luís Lima participou esta quinta feira na conferência, organizada pelo Grupo Homossexual Católico Rumos Novos, para contar a sua experiência no Brasil.

“O Brasil é um país onde há grandes paradas gays, mas onde ainda existe muita homofobia. Infelizmente ainda não há nenhuma lei federal que proteja os homossexuais”, disse.

No entanto, no que diz respeito à relação entre a Igreja Católica e os homossexuais, Luís Corrêa considerou ser necessário manter uma atitude positiva e destacou que há muita gente dentro da Igreja que pode ser aliado na aceitação da homossexualidade.

“O pensamento da Igreja Católica está sempre aberto à mudança. Dentro dela não há um pensamento único. É preciso que os católicos homossexuais saibam buscar dentro dela aliados”, defendeu.

O responsável religioso defendeu ainda a aceitação por parte da Igreja de casamentos entre pessoas do mesmo se xo, alegando que a recusa pode dar origem a situações perversas.

“Defendo que deve ser viabilizado, caso contrário muitos gays irão refugiar-se na união heterossexual para esconder a sua posição. E caso isso aconteça do ponte de visto eclesiástico essa união deve ser considerada nula”, sustentou.

Já no que diz respeito à adoção de crianças por parte de casais homossexuais Luís Corrêa mostrou-se mais reticente.

“É uma realidade muito nova, e como tal é difícil dizer se as crianças poderão sair prejudicadas”, ressalvou

Durante a sua intervenção na conferência, o responsável religioso admitiu, contudo, que a Igreja é apenas uma mediação e que o mais importante é a relação entre os fiéis e Deus.

“A Igreja é apenas filha do seu tempo. Há conteúdos hierárquicos dentro da Igreja, e nem todos estão ao mesmo nível, ou seja não têm a mesma importância”, considerou.

A conferência 'A Igreja e os Homossexuais' foi organizada pelo Grupo Homossexual Católico Rumos Novos, criado em 2008 para lutar pela aceitação dos fiéis católicos homossexuais dentro da Igreja.

Luís Corrêa Lima é doutorado em História e professor catedrático da Pontifícia da Universidade Católica do Rio de Janeiro.


*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Nenhum comentário: