sábado, agosto 28, 2010

Encontro da Diversidade

Encontro da Diversidade

I Reunião da Diversidade do MERCOSUL Cultural

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, realizará, entre os dias 04 e 06 de Setembro de 2010, nos Arcos da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro, o Encontro da Diversidade Cultural - A Independência da Cultura.

Esse Encontro tem dois objetivos. O primeiro é realizar a I Reunião da Diversidade do MERCOSUL Cultural, no dia 4 de setembro. O Brasil representa, atualmente, a América do Sul no Comitê Intergovernamental da Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da UNESCO, na última reunião dos ministros de cultura do MERCOSUL, ficou definido que o Brasil realizaria uma reunião que definisse as diretrizes, ações e estratégias de implementação da Convenção na América do Sul.

O segundo objetivo é celebrar e dar visibilidade para Diversidade Cultural de nosso país, promovendo a convivência dos segmentos socioculturais da nossa diversidade do 26 estados e do Distrito Federal, totalizando 1.500 pessoas de: grupos e mestres das culturas populares, indígenas, ciganos, representantes do movimento LGBT, idosos, pessoas com deficiência, representantes das comunidades de terreiro, imigrantes, produtores da cultura da infância, jovens do movimento hip hop, pessoas com transtorno mental, mulheres e trabalhadores formais e informais da cidade e do campo.

Serão realizadas rodas de convivência com temas transversais a todos os segmentos, como preconceito, cultura de paz, espiritualidade, economia da cultura, saúde, tradição e memória, meios de comunicação, participação das mulheres na cultura e transmissão dos saberes tradicionais.

Haverá, ainda, apresentações artísticas, feira de produtos culturais, cortejos e debates, criando oportunidade para a troca de experiências e reflexão sobre a convivência com a diferença, o respeito aos direitos humanos e o exercício da cidadania cultural.

São muitas e variadas as expressões em nosso país, das matrizes indígenas, africanas, ciganas e ibéricas, somadas à contribuição dos imigrantes de diversas origens, da diversidade etária, sexual, de gênero, de pessoas com deficiência, com transtornos psíquicos e tantos outros segmentos sociais que se expressam por diversas maneiras, e que dificilmente têm a oportunidade de se encontrar com o público para celebrar e refletir sobre a importância desta riqueza.

Com este Encontro, a sociedade brasileira terá a oportunidade de vislumbrar, num só espaço, um recorte da nossa diversidade cultural.

Diversos grupos artísticos se apresentarão durante os três dias de evento. Um grande cortejo nas ruas da Lapa está marcado para abrir o evento. Dentre os grupos convidados já estão confirmados Frevo de Olinda, o Mamulengo Só Riso e o Maracatu Piaba de Ouro, ambos de Pernambuco; os blocos Ta Pirando Pirado Pirou, Treme Terra e LGBT, do Rio de Janeiro; Bumba Meu Boi de Maracanã do Maranhão, Grupo de Fandango Mandicuera do Paraná, Nelson Triunfo e Jongo de Piquete de São Paulo, Os Quentes da Madrugada, grupo de carimbó do Pará; a Banda Caxiri na Cuia, trazendo o forró indígena de Roraima e outros.

O evento é aberto ao público e toda a programação é gratuita.

Um comentário:

Anônimo disse...

Conheça mais sobre o JONGO DE PIQUETE acessando www.jongodepiquete.multiply.com