terça-feira, julho 27, 2010

Preconceito no PT


Manifestação de repúdio de Galdino ao cancelamento de registro de candidata travesti no PR é incluído no site da MIX Brasil

O site Mix Brasil (www.mixbrasil.uol.com.br) destacou integralmente o comentário do candidato a deputado estadual e vereador tucano Professor Galdino, que enviou nota à imprensa considerando a anulação do registro da travesti Andrielly Vogue, 33 anos da lista de candidatas a deputada estadual do PT, um “preconceito espúrio”.
Com 363 votos obtidos nas eleições municipais de 2008, Andrielly, cujo nome verdadeiro é José Adriano Elias, reivindicava a inscrição na cota das mulheres candidatas a deputadas estaduais. O presidente do PT do Paraná, Ênio Verri, no entanto, recusou o registro, alegando que ela teria que entrar, obrigatoriamente, na cota do homens, uma vez que sua certidão de nascimento é masculina.
A Associação Brasileira de Gay Lésbicas e Homossexuais (ABGLT), cujo presidente é o curitibano Toni Reis, entende que a “identidade de gênero” (no caso, feminina) deve prevalecer.
O mesmo entendimento havia sido levado em conta pela ex-presidente estadual do PT, Gleisi Hoffmann, quando Vogue disputou uma vaga na Câmara Municipal de Curitiba, em 2008. Gleisi, que concorre a uma cadeira no Senado na chapa encabeçada por Osmar Dias (PDT), está afastada de qualquer poder decisório do partido desde o início do ano. De acordo com Vogue, o PT alegou, um dia depois da convenção petista, que ocorreu em 30 de junho, que os critérios adotados para a escolha dos candidatos foram a “potencialidade e a regionalidade”.

Nenhum comentário: