sexta-feira, julho 30, 2010

Igreja evangélica luterana libera a ordenação de pastores Gays

Fábio Inácio e Marcos Gladstone
Casal de pastores evangélicos brasileiros
A Igreja Evangélica Luterana da América (ELCA) recebeu diversos pastores Homossexuais em cerimônia no domingo, 25/07. A confraternização em São Francisco foi a primeira de uma série que vai acontecer em diversos pontos dos Estados Unidos.

Em agosto a igreja votou pela liberação de pastores Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros. Os pastores devem manter relacionamentos estáveis e não precisam ser celibatários.
No domingo, sete desses novos pastores foram recebidos em uma cerimônia especial na Catedral de S. Mark, em São Fancisco, Califórnia.

Os reverendos John Fryckman e James DeLange, ambos heterossexuais, foram pioneiros na luta pela modificação das regras da igreja. Dois dos novos pastores assumidamente Gays já serviam na igreja de São Francisco sob os cuidados deles. Eles consideraram a cerimônia de domingo uma vitória.

No Brasil, a ELCA ainda não tem nenhum representante. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) mantém um tipo de parceria e intercâmbio com a ELCA, mas não se pronunciou oficialmente sobre o ministério de Homossexuais.
O Pastor Victor explicou que cada “vertente” da Igreja Evangélica Luterana tem uma prática individual, e que a IECLB tem diversos documentos que discutem a questão, mas que nenhum deles é ainda conclusivo.

No começo de julho, líderes da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos também votaram a favor de mudanças em sua política. Ainda não é uma decisão confirmada, pois tem que passar pelo crivo de delegados regionais, mas as chances são grandes.
Caso seja aprovada, a Presbyterian Church seria a maior vertente cristã nos EUA a admitir clérigos Homossexuais.
._,_.___
|
Central de Notícias Gays no Yahoo:

Nenhum comentário: