sexta-feira, junho 25, 2010

Documentários - Câmara disponibiliza catálogo de vídeos educativos

A TV Câmara passou a disponibilizar em seu site (www.tv.camara. gov.br), na semana passada, catálogo com mais de 150 vídeos educativos para download gratuito, com melhor qualidade de som e imagem. Estão disponíveis documentários e reportagens especiais feitos pelo veículo, que abordam assuntos como cidadania, direitos humanos e história política brasileira.

Os vídeos exibidos pela emissora estavam disponíveis na internet desde 2002, mas agora, além das mudanças de som e imagem, o material foi catalogado por temas para facilitar a pesquisa dos usuários.

Versões impressas do catálogo serão enviadas pela Comissão de Educação e Cultura para escolas de todo o País, com o objetivo de oferecer material de apoio para aulas de história e outras disciplinas.

Facilidade - O catálogo “Baixe e Use” foi criado para suprir demanda da comunidade acadêmica, que frequentemente solicita cópias de programas da TV Câmara para uso em sala de aula. A gerente de internet da TV, Ana Marusia Meneguin, conta que o “Baixe e Use” facilitará o atendimento, pois permitirá que o próprio usuário faça uma cópia em seu computador em minutos.

Entre os produtos já disponíveis estão documentários como “Brasília: Projeto Capital”; “Chico Mendes - Cartas da Floresta”; Florestan Fernandes - o Mestre”; “Memória Política - Raquel de Queiroz” e “Carta Mãe” (sobre a Constituição Brasileira).

O diretor da TV Câmara, Getsemane Silva, explica que muitos dos vídeos produzidos pela emissora podem ser aproveitados como material complementar em escolas. Esse tipo de uso, segundo ele, contribui para ampliar a divulgação do conteúdo produzido com recursos públicos, além da transmissão pela TV.

Compatibilidade - Os vídeos do catálogo são compatíveis com maioria dos softwares como Itunes, Windows Media Player e Media Player Classic. No site, há indicações de outros softwares gratuitos compatíveis, orientações sobre como copiar e exibir os vídeos em computador, projetores, equipamentos portáteis e até informações sobre como montar um DVD, que poderá ser exibido em qualquer aparelho.

A TV Câmara é a única emissora a disponibilizar integralmente sua produção na internet. São mais de 27 mil vídeos. Esse catálogo é atualizado diariamente.

Nenhum comentário: