terça-feira, junho 29, 2010

Carta do Forum Paulista LGBT ao "Ganso"





São Paulo, 29 de junho de 2010.

Ofício n° 56/10 - FPLGBT


Para: Paulo Henrique Chagas de Lima (Ganso).


Saudações,

O Fórum Paulista de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), que reúne 31 entidades de direitos humanos, vem, por meio deste documento, manifestar profunda indignação por suas declarações dadas à jornalista Sônia Racy, do Estado de S. Paulo, e publicadas em 17 de junho deste ano. Perguntado sobre como você vê o homossexualismo (sic), sua resposta foi: "Em alguns clubes por aí tem, sim. Mas no Santos, graças a Deus, não."

O nome direitos humanos não tem origem no acaso. Ele não deixa dúvida do que é tratado: de pessoas, de gente como você, seus parentes, amigos, companheiros de trabalho, desconhecidos aqui, no País, em qualquer lugar do mundo. De várias etnias, religiões, culturas, orientações sexuais, identidades de gênero, idade, nacionalidades etc. Todos diversos, múltiplos, mas iguais em aspectos valorosos para a dignidade: serem merecedores de respeito é um deles.

Para que você tenha dimensão do que suas palavras fizeram milhões de homossexuais sentirem, alguns paralelos bastam. Imagine o quanto dói em um afro-descendente ouvir alguém dizer que, em determinado lugar, "graças a Deus, não tem negro"! Um nordestino ser alvo de um comentário do tipo: "aqui, graças a Deus, não tem ninguém do Nordeste"! Um cadeirante ter de lidar com a frase: "Aqui, graças a Deus, não tem deficiente físico"!

O trabalho cotidiano não apenas nosso, mas também de milhares de pessoas em todo o Brasil e de cada vez mais governos e entidades, é fazer com que a sociedade compreenda o valor do respeito a lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Somos humanos, cidadãos e cidadãs... Como você, seus parentes, amigos... E é um desserviço você, um jovem de 20 anos de idade, ídolo de muitas pessoas no País, ser propagador da discriminação, da exclusão.

Sabemos que você conhece o respeito, o qual, no mundo do esporte, deve ser exercitado a cada momento. Respeito aos colegas, aos dirigentes e, claro, até em direção aos adversários. Não subestime esse ensinamento. Não o abandone ao deixar o gramado. Leve-o para sua vida e mostre para todos que te vêem como um ídolo o quanto é grandioso respeitar o outro em qualquer situação e aspecto. Tente ser um contraponto ao que hoje nos é, tristemente, evidenciado ainda: homossexuais discriminados em diversos espaços, sem vários direitos legais e até mortos em nome de uma ideologia que só faz crescer com declarações como a sua.

Suas palavras têm peso. Um demonstrativo é significativo número de empresas que usam sua imagem e voz para vender produtos delas. No mais, será que elas corroboram com sua fala? Queremos crer que não. Neste sentido, solicitamos que você, formalmente, peça desculpas por sua declaração, somando-se, dessa forma, ao quantitativo cada vez maior de pessoas que não aceitam a homofobia, que dizem não ao preconceito, e um grande sim à inclusão, ao respeito, ao humano. Demonstre que você sabe qual a maior vitória que um país pode ter: a da diversidade e da liberdade.

Respeitosamente,



Fórum Paulista LGBT

Nenhum comentário: