segunda-feira, agosto 27, 2012

Projeto DAMAS abre inscrições para a terceira turma em 2012

Por: João Felípe Toledo

Estão abertas as inscrições para a terceira turma de 2012 do projeto DAMAS, ação da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual junto com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Além desses dois órgãos municipais citados, também trabalham em prol do DAMAS a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego e a Secretaria Municipal de Educação.

O projeto da prefeitura do Rio é pioneiro no Brasil e voltado para a reinserção social e profissional de travestis e transexuais através de capacitação, incentivo a escolaridade, e empregabilidade. Sempre a procura de uma melhor adequação, o DAMAS inicia as inscrições para a terceira turma de 2012. Como nas outras classes, serão 20 alunas que terão as atividades que acontecem em 100 encontros durante 27 semanas. São oficina de trabalho, ética e comportamento: representação dos espaços de trabalho disponíveis; orientação vocacional, educação, informações sobre prevenção e reduções de danos a saúde, noções de direitos humanos e visitas guiadas. Dentre os profissionais responsáveis pelas aulas ministradas no DAMAS estão psicólogos, fonoaudiólogos, professores, juristas, médicos, infectologistas e especialistas em hormonioterapia.

As aulas acontecerão todas as terças e quintas-feiras, das 13h às 17h, no Centro da Cidade.

Segundo pesquisa do grupo de convivência TransRevolução, 95% das travestis e transexuais gostariam de ter a possibilidade de ter outras oportunidades de trabalho que não a prostituição. Tendo em vista esse dado, o DAMAS serve como um estímulo e uma preparação eficaz para mudar o panorama e inserí-las no mercado de trabalho.

Abaixo, responda a ficha de inscrição e envie a mesma para o e-mail: projeto.damas2012@gmail.com ou pelo telefone 21-2535-3564.

As inscrições estão abertas até 06 de setembro e as aulas têm início em 25 de setembro.

Nenhum comentário: